Curiosidades Do Japão

01/07/2015

Casamento Japonês.

       OOOOOOOOOOOOOOPAAAAAAAAAAAAAAAA!


       Quanto tempo, não é mesmo? Bem, pedimos desculpas pelo nosso desaparecimento! Maaaaaaaaaaaaas estamos de volta, e vou começar atualizando o blog com outra curiosidade do nosso amado japão! O assunto de hoje é: Casamentos!

       Vamos começar? Sigam-me os bons!



----------------

    Tipos De Casamentos:

       No Japão existem dois tipos de casamentos:

    Omiai: O casamento arranjado entre as famílias dos noivos. Esse casamento ainda é existente no país. Aproximadamente 40% dos casamentos é dessa forma.

*Opinião pessoal: Eu creio que seja somente nas regiões mais tradicionais do Japão, como Kyoto (antiga capital IMPERIAL  do Japão).

    Ren'ai Kekkon: O casamento por amor. Esse tipo de casamento começou a se popularizar mais após a Segunda Guerra Mundial.

    Cerimônia Xintoísta:

       Bem, hoje em dia os japoneses optam por realizarem cerimônias de casamento ocidentais, devido a grande influência. Os casamentos tradicionais se tornaram mais raros, sendo realizado com mais frequência nas regiões mais tradicionais e na capital japonesa.

       No dia da cerimônia, os noivos seguem para o santuário, ou para um templo xintoísta, acompanhados pela família, amigos e convidados. A cerimônia começa com um ritual de purificação chamado “San-San Kudo”, no qual o casal toma sake em três cálices de tamanhos diferentes. um representando o Céu, outro a Terra e o último representando o Homem. Depois, o casal faz a troca das alianças. Antigamente as alianças não faziam parte do ritual, sendo incluso tempos mais tarde. O noivo faz o juramento do casamento e todos se levantam para a Consagração do Tamagushi (ramo de folhas de sakaki), um símbolo sagrado presente em todos os rituais xintoístas. O sacerdote faz uma oração abençoando a união, auxiliado por duas assistentes, chamadas de Miko.

       O ritual termina com as palavras finais do sacerdote e depois todos seguem para um salão de festas ou restaurante, previamente decorado com toda pompa para receber os convidados. Normalmente há um grande bolo de casamento e uma grande variedade de alimentos, além é claro de muita bebida alcoólica.

Cerimônia Tradicional Xintoísta.

    Trajes:

    Noiva:
      O traje da noiva é bem diferente do vestido de noiva ocidental. Existem 3 opções de kimonos usados (não sei se há mais, mas achei os principais):


Shiromuku: É o kimono mais usado nas cerimônias. Trata-se de um kimono branco, tendo alguns detalhes de cores diferentes (geralmente vermelho) ou sendo completamente branco.


Iro-Uchikake: É um kimono mais colorido e com detalhes de coisas que representam a cultura japonesa. Ele pode ser de diversas cores, sendo geralmente vermelho a cor mais  pedida pelas noivas.


Hiki-Furisode: Conhecido também como Kakeshita, é um kimono que pode ser usado na cerimônia,  ou somente para receber os convidados antes do casamento. Também é usado após a cerimônia, durante a festa de casamento.



       E dois tipos de chapéis:


Wataboshi: Esse é o chapéu usado durante toda a cerimônia religiosa.



Tsunokakushi: Esse chapéu é usado apenas na recepção do casamento.

*Assim como no Brasil, o “branco” é considerado um símbolo da pureza pelos japoneses.*

       De acordo com a tradição, o chapéu da noiva serve para esconder o que os japoneses chamam de "Chifres do Ciume". No caso a mulher se compromete a nunca perturbar o marido com esse sentimento possessivo, e a apenas servi-lo. As noivas colocam um Futokoro Gatana, uma espécie de punhal por dentro do kimono, na altura do coração e carregam uma pequena carteira chamada Hakoseko, com um espelho de mão ou um pente dentro com um Sensuum leque prateado ou dourado. Nos pés uma sandália branca conhecida como Zouri.


      Noivo:

       A roupa do noivo é sempre um kimono preto com um Hakama, geralmente sendo listrado.

    Presentes, curiosidades e superstições:

       No casamento os noivos recebem os presentes (Hikidemono) ou Shuugi Bukuro, no caso envelopes com dinheiro. Existem envelopes especialmente decorados para isso, a quantia de dinheiro depende do grau de intimidade que você tiver com o casal, quanto mais intimos for, maior a quantia. Em média, os convidados que presenteiam os noivos com esses envelopes dão no mínimo 10 a 30 mil ienes, equivalente a 200 e 600 reais.

       Logo abaixo deixo umas superstições e curiosidades sobre os casamentos:

   – A maioria dos casamentos japoneses acontece na primavera e no outono, com mais frequência no mês de novembro.
   – Os japoneses jamais dão aos noivo objetos cortantes, pois pode dar o azar e separar o casal.
   – Não se deve dar presentes que tenham quatro ou nove itens, pois esses números são considerados de azar e nem presentes que podem ser separados em partes iguais.
    -Durante a cerimônia os convidados evitam dizer palavras como Kiru/Katto (corte) ou Hanareru/Wakeru (separar), para não trazer má sorte ao casamento.
   – Bolos de casamento são muito caros. Para reduzir os custos, muitos optam por uma enorme réplica de plástico por cima de um bolo menor. O bolo é “cortado” pelos noivos na cerimonia, significando o primeiro ato realizado como marido e mulher.
   – A noiva e sua família costumam dobrar 1.001 Origamis antes do dia do seu casamento, para que os desejos sejam atendidos.
----------------

       Então pessoal, eu realmente espero que tenham gostado desse post! Qualquer erro meu, comentem que irei corrigir.
       Até a próxima!

--------------

..............
Fontes: The Kimono LadyJapão Em Foco (crédito 100% DELES)







08/02/2015

Tengu.


          Tengu (天狗) são criaturas pertencentes ao folclore japonês,  possuem traços tanto da religião budista quanto xintoísta.Habitam florestas e montanhas. O traço físico mais marcante dos Tengu são seus longos narizes. A maioria deles também possui barba e cabeças de pássaro.

          Acreditava-se que possuíam vários poderes sobrenaturais, como mudar de forma, ventriloquismo, teletransporte e de conseguir entrar nos sonhos dos mortais. O Tengu é um guerreiro habilidoso, mas sua principal diversão é causar desordem. Eles gostam de pregar peças em sacerdotes budistas que incorrem no pecado do orgulho, as autoridades que usam seu poder ou sabedoria para adquirir fama e os samurais que se tornavam arrogantes. Algumas fontes consideram que pessoas que apresentavam esse tipo de mau comportamento é que se tornavam Tengu, ao reencarnar.





24/01/2015

Bunraku.

Oeoe galeritcha!!!

           E voltei aqui com mais uma curiosidade para vocês!
           "Nossa, que dedicação, hein?" Haha :v

           Hoje irei falar sobre o Bunraku 文楽 ). O Bunraku é uma espécie de teatro japonês caracterizado pela utilização de bonecos para a encenação. O Bunraku foi originado no final do século XVI e permanece até os dias de hoje como lembrança viva da tradição japonesa. Inicialmente foi criado como entretenimento para as pessoas que viviam em Osaka, província localizada na ilha de Honshu.

           Para uma apresentação de Bunraku deve haver técnicas sofisticadas que associam narração, música com Sangen ou Shamisen  ( 三味線 ) e a manipulação dos bonecos, que podem chegar até dois metros de altura. Esses bonecos eram feitos em madeira e possuem mecanismos que garantem boa resposta aos comandos direcionados a eles, do mesmo modo que é feito com marionetes. O narrador, além de descrever o cenário, a ação e a emoção dos personagens, também é responsável por falar pelos personagens e por cantar por eles.


          Bem, essa é mais uma curiosidade. Espero que vocês tenham gostado!
          Bye ;*









10/01/2015

Cerimônia Do Chá.


   O Chanoyu 茶の湯como é conhecida a cerimônia) também chamado de Chadō ou Sadō, é um costume japonês que surgiu no século IX. De acordo com a história, um monge retornava da China, local onde encontrou uma erva de chá, com destino ao Japão. Antigamente, o chá era consumido somente por razões medicinais e por razão de ser um produto de luxo na época, já que era importado da China. Mais tarde, essa bebida tornou-se a mais consumida do Japão.

        Os encontros de Chanoyu são chamados de Chakai 茶会, encontros para chá) ou de Chaji (茶事, assuntos de chá). O termo Chakai refere-se a um evento simples no qual se oferecem doces típicos, Usucha (chá suave) e talvez algum Tenshin (um aperitivo), o termo Chaji refere-se a um evento mais formal, incluindo também uma refeição tradicional, o Kaiseki ( 懐石 ) Koicha (chá forte). Esse tipo de cerimonia, se for completa, pode ter uma duração de quatro horas.

          Bem, essa é mais uma curiosidade. Espero que vocês tenham gostado!


          Bye ;*





19/09/2014

Sakuras.


Só pra esclarecer uma coisa, o que eu vou colocar agora foi retirado do meu outro blog otaku girls. Bjs meus amores!!


Agora vou colocar uma coisa muito importante saber, principalmente quem estiver interessado ir para o Japão para ver as lindas Sakuras florescerem. A primavera no Japão inicia no fim de março a inicio de abril, Infelizmente a beleza da linda planta dura pouco, em duas semanas já caem suas flores. Há mais de 300 espécies de Sakura e variam do branco aos vários tons de rosa.

 Era originalmente usada para comemorar colheita.
 Há um costume antigo no Japão conhecido como Hanami, onde eles apreciam as flores e outro de seus costumes é fazer o Sakura Matsuri, onde as famílias se reúnem para fazer piqueniques apreciando a beleza das flores.



Nenhum comentário: